
Visita da Delegação da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei (15/09 - 21/09)
Do dia 15 ao dia 21 de setembro de 2025, o Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG (IC) recebeu uma delegação com membros da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, parceira do IC na UFG. Dentre os membros da delegação, estavam: Li Yongmin, professor de Medicina Chinesa e vice-reitor da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei; Liang Yulei, professor e médico associado chefe da Escola de MTC, Moxabustão e Tuina da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei; Zhang Jian, chefe do Departamento de Tui Na e médico associado chefe do Primeiro Hospital Afiliado na Universidade de Medicina Chinesa de Hebei; e Mu Ruifeng, vice-diretora e intérprete do Escritório Internacional da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei.
Imagem 1: Membros da delegação em visita à FEN
No dia 15 de setembro, primeiro dia de estada da delegação em Goiânia, o professor e vice-reitor da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei ministrou a palestra “Medicina Tradicional Chinesa para obesidade e fígado gorduroso” na Faculdade de Enfermagem da UFG (FEN), demonstrando como a MTC pode ser utilizada de forma prática e produtiva para melhorar a qualidade de vida de pessoas com obesidade e problemas hepáticos, e em seguida, junto de sua equipe, realizou tratamentos de Tui Na e acupuntura na FEN. Após esses eventos, durante a tarde, a delegação visitou o Câmpus Samambaia da UFG, conhecendo a equipe e as instalações da reitoria, do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG, e posteriormente visitou o Museu do Bambu. Além disso, o status de Professor Visitante na Universidade de Medicina Chinesa de Hebei do professor Francisco José Quaresma de Figueiredo, diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG, foi prorrogado até 2028.
Imagem 2: Palestra “Medicina Tradicional Chinesa para obesidade e fígado gorduroso” do professor Li Yongmin
Imagem 3: Tratamento de Tui Na na FEN
Imagem 4: Visita à Reitoria da UFG
Imagem 5: Visita ao Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG
Imagem 6: Visita ao Museu do Bambu - UFG
Imagem 7: Francisco José Quaresma de Figueiredo tem seu status de Professor Visitante na Universidade de Medicina Chinesa de Hebei prorrogado até 2028
Já no dia 16 de setembro, a Profa. Dra. Cláudia Li, professora da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei e do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG, ministrou a palestra “Visão geral da lei da medicina chinesa”, apresentando um panorama amplo sobre as práticas da MTC, seus fundamentos e aplicações. Também foram realizados tratamentos de Tui Na e acupuntura nesse dia, bem como no dia seguinte, 17 de setembro. No dia 16, a delegação também visitou o Museu Antropológico da UFG e o Hospital das Clínicas (HC).
Imagem 8: Palestra “Visão geral da lei da medicina chinesa”, da professora Cláudia Li
Imagem 9: Visita ao Museu Antropológico da UFG
Imagem 10: Tratamentos na FEN
Após essa extensa programação em Goiânia, no dia 18 de setembro a delegação chinesa, juntamente com membros do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG, partiu rumo a Brasília com uma extensa agenda a ser cumprida. Ainda no dia 18, visitaram a Embaixada da República Popular da China, onde também almoçaram e realizaram tratamentos de medicina chinesa. Já no dia seguinte, dirigiram-se à Universidade de Brasília (UnB), visitando o Instituto Confúcio da Unb e o Hospital da UnB, além de se reunirem com autoridades da UnB, tais como a equipe da Reitoria da UnB e a Diretoria do Hospital da UnB. Em seguida, durante a tarde, também realizaram tratamentos de Tui Na e acupuntura no Hospital da UnB.
Imagem 11: Recepção da delegação na UnB
Imagem 12: Reunião com a Reitoria da UnB
Imagem 13: Palestra “Técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa: Moxabustão” do professor Liang Yulei
Imagem 14: Tratamento com acupuntura na UnB
Por fim, no dia 20 de setembro, a delegação dirigiu-se à Escola Nacional de Acupuntura para ministrar palestras sobre a Medicina Tradicional Chinesa durante a manhã, e realizar tratamentos de Tui Na e acupuntura durante a tarde. No dia 21, a delegação chinesa e os professores Lyu Junchao e Claudia Li, do IC, se dirigiram a São Paulo para atividades nessa cidade, e os demais membros do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG retornaram à Goiânia. No dia 23 de setembro, a delegação chinesa retornou à China, e os professores Lyu Junchao e Claudia Li voltaram para Goiânia.
Imagem 15: Visita à Escola Nacional de Acupuntura
Imagem 16: Palestra “Conhecimentos Básicos de Massagem Tui Na” do professor Zhang Jian
A visita da delegação da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei foi muito importante, pois eventos como esse fortalecem o laço institucional entre o Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG e as instituições parceiras, bem como o laço pessoal entre as pessoas envolvidas de ambos os lados, além de, por meio das atividades exercidas durante a estada da delegação no Brasil, avançar em nossa missão de introduzir a cultura e a medicina tradicional chinesa para os brasileiros, demonstrando que há muito o que aprender e desfrutar dos ricos e milenares saberes da China.