
O Festival do Meio do Outono (中秋节)
O Festival do Meio do Outono, também conhecido como Festival da Lua, Aniversário do Luar, Festival de Adoração à Lua, Festival da Senhora da Lua, Festival da Reunião, Festival do Meio do Outono e Véspera da Lua é um festival tradicional popular entre muitos grupos étnicos na China. Ele acontece no 15º dia do 8º mês do calendário lunar chinês, geralmente por volta de setembro no calendário gregoriano, assim chamado porque cai exatamente na metade dos três meses de outono e coincide com o equinócio de outono. É considerado um dos quatro principais festivais tradicionais da China, juntamente com o Festival da Primavera, o Dia da Varredura de Túmulos e o Festival do Barco-Dragão. Originário da antiga adoração chinesa de fenômenos celestes e sua relação íntima com a agricultura, o Festival do Meio do Outono evoluiu da antiga prática de adorar a lua nas noites de outono em sua forma mais esplendorosa, como maneira de agradecer aos céus pela boa colheita. Ao longo de seu desenvolvimento, incorporou vários costumes, incluindo o Festival da Lua do Imperador, o Festival do Outono, a observação da lua e a lenda do Palácio da Lua. O Festival do Meio do Outono originou-se no período pré-Qin, ganhou popularidade durante a Dinastia Han, foi estabelecido durante a Dinastia Tang e foi oficialmente estabelecido durante a Dinastia Song do Norte, sendo comumente praticado desde então.
Em 1º de janeiro de 2008, foi designado feriado nacional pelo Conselho de Estado. Desde os tempos antigos, o Festival do Meio do Outono inclui costumes como adorar a lua, admirar e perseguir a lua, rezar pelo luar, fazer e brincar com lanternas, adivinhar enigmas de lanternas, montar árvores do Festival do Meio do Outono, dançar com dragões de fogo, queimar piras, acender incensos, comer bolos da lua, caracóis e batata-doce, admirar flores de osmanthus e beber vinho de osmanthus, costumes estes que foram transmitidos por gerações e até hoje continuam a prosperar. O Festival do Meio do Outono evoluiu ao longo de milhares de anos e incorpora a profunda e extensa cultura chinesa. Costumes antigos e inúmeros mitos e lendas, como a fuga de Chang'e para a Lua, o corte da árvore osmanthus por Wu Gang e a visita do Imperador Minghuang de Tang ao Palácio da Lua, carregaram o festival de ricas conotações.
A história de Chang’e, por exemplo, conta que houve um momento em que 10 sóis surgiram no céu, escaldando a Terra e privando o povo de água e vida. Um herói chamado Hou Yi subiu ao topo da Montanha Kunlun e abateu 9 dos 10 sóis com arco e flechas, poupando, assim, as pessoas da Terra. Um dia, Hou Yi encontrou a Senhora Rainha Mãe e recebeu dela o elixir da imortalidade. O elixir, quando tomado, permitiria que alguém se tornasse imortal e vivesse no céu. Hou Yi deu o elixir à sua esposa Chang’e para que tomasse conta dele. Um vizinho soube do elixir da imortalidade e tentou tomá-lo à força de Chang’e enquanto Hou Yi estava fora. Num momento de desespero, Chang’e engoliu a poção e se tornou imediatamente uma deusa e voou para o céu. Como ela ainda se importava muito com seu marido, ela pousou no local mais próximo da Terra, a Lua. Quando Hou Yi voltou e descobriu que sua esposa tinha desaparecido, ele ficou arrasado. Quando ele olhou para o céu para chamar o nome dela, viu que a Lua naquela noite estava especialmente brilhante e cheia, e conseguiu avistar Chang’e. Ele imediatamente trouxe os bolos favoritos de Chang’e para orar pelas bênçãos do céu. Desde então, tornou-se uma tradição para as pessoas adorarem o céu e comemorarem com bolos da Lua, ou bolos lunares, aquele dia. Assim, o Festival da Lua se tornou conhecido entre os chineses.
Imagem: Chang'e sobe à Lua
A literatura e poetas deixaram inúmeros poemas e ensaios, e, finalmente, o tema espiritual da "reunião familiar" tornou-se a conotação cultural central do Festival do Meio do Outono atualmente. A lua redonda simboliza a reunião familiar, expressa a saudade do lar e da família e reza por uma boa colheita e felicidade, tornando-se um rico e precioso patrimônio cultural. Em 20 de maio de 2006, o Conselho de Estado a incluiu na primeira leva de listas nacionais de patrimônio cultural imaterial. Além da China, o Festival do Meio do Outono também é popular no Japão, na Península Coreana, no Sudeste Asiático e em outras regiões. O Festival do Meio do Outono em 2025 acontecerá no dia 6 de outubro no calendário gregoriano.
Imagem: Bolo da Lua, comida tradicional chinesa durante o Festival do Meio do Outono
O Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG deseja a todos um feliz Festival do Meio do Outono!
zhōng qiū kuài lè
中秋快乐!
Vídeo para aprender a fazer Bolo da Lua cinco nozes: https://www.youtube.com/watch?v=PlEEwaYZ23E
Categorie: Fatos sobre a China