confucio

Instituto Confúcio da UFG premia estudantes em concurso de escrita chinesa

Atividade fez parte das comemorações referentes ao Dia Internacional da Língua Chinesa

Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Henrique Moreira

confucio

O Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na Universidade Federal de Goiás (UFG), na tarde desta quarta-feira (19/4), fez a entrega de certificados aos estudantes vencedores do 2º Concurso de Escrita de Ideogramas Chineses. A cerimônia foi realizada no auditório da Faculdade de Letras (FL), no Câmpus Samambaia, e fez parte das atividades referentes ao Dia Internacional da Língua Chinesa, comemorado em 20 de abril.

O diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa, Francisco Quaresma, disse que no ano passado foi realizada a primeira edição do concurso e poucos estudantes participaram, realidade que mudou muito neste ano. “Parte do sucesso do concurso neste ano, nós creditamos às aulas presenciais com a professora Li Beibei porque os alunos foram motivados e todos se arriscaram bastante”, destacou.

A Reitoria da UFG foi representada no evento pelo pró-reitor de Graduação, Israel Trindade, que ressaltou a importância da presença dos professores chineses na Universidade, o que ajuda na integração cultural entre Brasil e China.

“O ensino na UFG é robusto e integrado com aspectos como a cultura, a arte, a inclusão e a diversidade, e graças à presença desses professores chineses, nós temos um componente adicional na diversidade cultural e linguística que se encontra na Universidade, isso faz com que vivamos melhor com esse povo que é irmão do povo brasileiro”, argumentou Israel.

Além dos estudantes do Instituto Confúcio e da FL, estiveram presentes na cerimônia o diretor e a vice-diretora da FL, Jamesson Souza e Claudney Oliveira e Silva; a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFG, Adriana Régia; o diretor de Acordos e Redes da Secretaria de Relações Internacionais da UFG, Cristiano Farias Almeida; e o diretor chinês do Instituto Confúcio da UFG, Wang Xu.

Premiados no 2º Concurso de Escrita de Ideogramas Chineses:

Mandarim 1

1º lugar - Andressa Gonçalves de Araújo
2º lugar - Amarílis de Lourdes Monteiro Costa
3º lugar - Francisco José Quaresma de Figueiredo
Menção honrosa - Letícia Alcântara Rodrigues
Menção honrosa - Lucas Pazzoto de Lima Paz

Mandarim 2

1º lugar - Ana Clara Aires Soares e Menezes

Mandarim 4

1º lugar - Bruna Loures Nunes
2º lugar - Maria Helena dos Anjos de Andrade

Mandarim 5

1º lugar - Lara Alves Guirra
2º lugar - Ana Luiza Machado Tanno Lopes
3º lugar - Jaila Raiane Barbosa de Souza

confucio

confucio

Fonte: Reitoria Digital UFG

Categorias: Notícias