Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na Universidade Federal de Goiás realiza 2 palestras presenciais sobre Medicina Tradicional Chinesa

As palestras presenciais sobre Medicina Tradicional Chinesa ocorreram na Faculdade de Enfermagem e na Faculdade de Letras.

Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2022, o Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na Universidade Federal de Goiás realizou duas importantes palestras presenciais: uma chamada " Dez Perguntas da Medicina Chinesa", e uma chamada "Musicoterapia Tradicional Chinesa". Li Qingyun, professora do Instituto Confúcio, ministrou as palestras em português, que contou com a presença do diretor chinês e do diretor brasileiro do Instituto Confúcio. Participaram das palestras mais de 40 docentes e entusiastas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) da Universidade Federal de Goiás.

A palestra "Dez Perguntas da Medicina Chinesa" foi ministrada principalmente para os profissionais do ambulatório da Faculdade de Enfermagem da UFG. A Profa. Li apresentou o conteúdo e os procedimentos de uma consulta de MTC, começando pelos principais pontos da consulta de MTC e esclareceu as dúvidas de todos sobre como melhorar o formulário de registro de atendimento. Ela falou sobre a etiologia e a patogênese dos sintomas clínicos comuns que são analisadas na perspectiva das Dez Perguntas da MTC.

Palestra dia 14 1

Tomando um professor no local como exemplo, a Profa. Li usou o formulário de registro pessoal como um modelo para mostrar como proceder às perguntas de forma eficaz, coletar informações e conduzir análises de diferenciação de síndromes para orientar o tratamento clínico.

Por sua vez, a palestra "Musicoterapia Tradicional Chinesa" foi apresentada no dia 15 de dezembro de 2022 e foi voltada principalmente para estudantes do curso de Musicoterapia e da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. A Profa. Li primeiramente apresentou a origem dos cinco tons diferentes de "jue, zhi, gong, shang e yu", o significado dos cinco tons, o princípio dos cinco tons para tratar doenças e a aplicação dos cinco tons. Falou da ligação entre "música" e "remédio" nas inscrições oraculares em ossos, e mencionou que os antigos chineses já reconheciam a relação entre música e tratamento médico.

Palestra dia 15 2

A terapia pentatônica é baseada na teoria da medicina tradicional chinesa de Yin-Yang e Cinco Elementos e a relação correspondente entre os cinco tons, e usa cinco tons diferentes de música para atingir o objetivo de tratar doenças. O "Clássico Interno do Imperador Amarelo" registra a relação entre os cinco tons, os cinco elementos e os cinco órgãos internos, e tem orientado o uso clínico até agora. A palestra também exibiu videoclipes de instrumentos musicais tradicionais. Aline Mulin, uma criança chinesa, no início da palestra, fez uma apresentação artística tocando música em um instrumento chamado guzheng, o que trouxe uma experiência visual e auditiva revigorante para professores e alunos durante a sessão. Após a palestra, foi aberto um debate em que a Profa. Li e professores do Curso de Musicoterapia da UFG trocaram ideias sobre a trilha de desenvolvimento, treinamento profissional e aplicação clínica da musicoterapia na China e no Brasil e a integração da terapia pentatônica na medicina chinesa e na música moderna.

Palestra dia 15 1

Por meio de duas palestras presenciais sobre MTC, o Instituto Confúcio atendeu às necessidades de professores e alunos da Universidade Federal de Goiás, divulgando aos presentes os princípios da MTC.

Fonte: Instituto Confúcio - UFG

Categorias: Notícias