Logo do Instituto Confúcio

O Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na Universidade Federal de Goiás realizou uma grande Cerimônia de Inauguração   

A cerimônia ocorreu no dia 8 de dezembro de 2022.

No dia 8 de dezembro de 2022, às 9h (horário de Brasília), ocorreu a Cerimônia de Inauguração do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na Universidade Federal de Goiás, estabelecido em conjunto pela Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin e Universidade Federal de Goiás. A Cerimônia ocorreu no Auditório da Faculdade de Letras da UFG, de forma híbrida, estando as autoridades brasileiras presentes à sessão, ao passo que a maioria das autoridades chinesas participou de forma remota.

Entre as autoridades chinesas que participaram remotamente da reunião, estão: Zhao Lingshan, Vice-Presidente e Secretário-Geral da China International Chinese Education Foundation; Wang Zhiwei, Conselheiro de Educação da Embaixada da China no Brasil; Hou Jianguo, Segundo Inspetor do Departamento de Educação da Província de Hebei; Gao Weijuan, Reitora da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei; Chen Fachun, Reitor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin; Li Yomgmin, Vice-Reitor da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei; Li Yingying, Vice-Reitora da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin; Ji Zhenqi, Diretor de Cooperação Internacional e Intercâmbios do Departamento de Educação da Província de Hebei; Gao Shuhui, Secretária de Relações Internacionais da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei; Zhao Meishang, Diretora da Escola de Educação Internacional da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei; e Zhang Zhanqi, Secretário de Relações Internacionais da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin.

Fizeram parte da mesa diretiva presencial: Jesiel Freitas Carvalho, Vice-Reitor da Universidade Federal de Goiás; Giordano Souza, Secretário Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Goiás; Laís Forti Thomaz, Secretária de Relações Internacionais da UFG; Sandramara Matias Chaves, Diretora Executiva da FUNAPE; Edward Madureira Brasil, Ex-Reitor da UFG e Assessor Especial da Reitoria; Francisco José Quaresma de Figueiredo, Diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG; e Wang Xu, Diretor chinês do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG.

Participaram da cerimônia de inauguração mais de 200 pessoas, incluindo os diretores chineses do Instituto Confúcio da UNESP, UNICAMP, UFMG e UFC, o Presidente da Câmara de Comércio Zhejiang Brasil-China, diretores de unidades acadêmicas da UFG, professores e estudantes da UFG e do Instituto Confúcio.

A Reitora Gao Weijuan, da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, reviu, em seu discurso, o processo de cooperação e as frutíferas conquistas entre a sua Universidade e a Universidade Federal de Goiás, bem como a agradável experiência das três universidades construindo, em conjunto, o Instituto Confúcio de Medicina Chinesa. Ela afirmou que a Universidade de Medicina Chinesa de Hebei continuará a aprofundar a ampla cooperação com a Universidade Federal de Goiás e a Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin nas áreas de educação em medicina chinesa, língua e cultura e treinamento de pessoal, de modo que a medicina tradicional chinesa, um tesouro da nação chinesa, possa beneficiar o povo brasileiro.

 Foto Gao

 

Em nome da China International Chinese Education Foundation, o vice-presidente Zhao Lingshan expressou calorosas felicitações pela inauguração do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na Universidade Federal de Goiás. Ele destacou que este Instituto Confúcio é a cristalização e o símbolo da amizade entre a China e o Brasil.

O Conselheiro Wang Zhiwei destacou que a criação do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na Universidade Federal de Goiás vem ao encontro do desenvolvimento das relações entre os dois países e deseja votos de ótimas relações entre os dois povos.

O Inspetor Hou Jianguo destacou em seu discurso que o Departamento de Educação da Província de Hebei atribui grande importância e apoia intercâmbios internacionais e cooperação entre as universidades no sentido de promover a disseminação internacional da medicina tradicional chinesa. A cerimônia de inauguração abriu um novo capítulo para o desenvolvimento do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na Universidade Federal de Goiás. Aproveitaremos esta oportunidade para continuar a aumentar a cooperação, desenvolver recursos e qualidade e adicionar novos capítulos à amizade entre China e Brasil.

O professor da Faculdade de Letras da UFG e Diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG, Francisco José Quaresma de Figueiredo, iniciou sua fala com cumprimentos aos componentes da mesa diretiva presencial e virtual. “O nosso Instituto Confúcio é o único na América Latina a oferecer cursos de língua, cultura e medicina chinesa, fato esse que muito nos honra”. Em sua fala, Francisco Também agradeceu a todos os que contribuíram para a realização da entidade e terminou dizendo: “vida longa ao Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na Universidade Federal de Goiás”.

Jesiel Freitas Carvalho, Vice-Reitor da UFG, vê a inauguração do Instituto Confúcio como um esforço conjunto entre as universidades da China e do Brasil. Como consequência, ele pontua a aproximação dos dois povos e das duas culturas e a promoção do conhecimento mútuo. “A UFG tem orgulho de sediar o Instituto Confúcio de Língua, Cultura e Medicina Chinesa”, afirma.

O Vice-Reitor deseja que a inauguração da entidade na Universidade cause a ampliação de iniciativas de cooperação entre o Brasil e a China, entre a UFG e as universidades chinesas, finaliza Jesiel.

Ao final do Evento, foi feito o descerramento simbólico da placa do Instituto Confúcio pelos professores Jesiel Freitas Carvalho, Vice-Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, ex-Reitor da UFG, Wang Xu, Diretor chinês do Instituto Confúcio, e Francisco José Quaresma de Figueiredo, Diretor brasileiro do Instituto Confúcio.

Placa

Houve também ao final, no pátio da Faculdade de Letras, uma apresentação cultural de Tai Chi Chuan com a professora Claudia Li e estudantes do Instituto Confúcio e um cocktail oferecido às pessoas presentes ao evento.

Fonte: Instituto Confúcio - UFG

Categorias: Notícias