Imagem da Notícia

O Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono

O Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG comemora, no dia 17 de setembro de 2021, o Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono.

Celebrado na China no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, a origem do Festival da Lua, ou Festival do Meio do Outono, está estritamente ligada a uma cultura tradicionalmente agrária, regida pelos ciclos da natureza.

Os chineses começaram a celebrar o Festival da Lua no início da Dinastia Tang (618-907). Os antigos chineses observavam que o movimento da lua tinha uma estreita relação com as mudanças das estações do ano e da produção agrícola. Assim, para expressar seus agradecimentos à lua e celebrar a colheita, eles faziam uma oferenda para a lua em dias de outono, período no qual ela se encontra mais brilhante e redonda.

Lua Cheia e Brilhante

Como muitas datas comemorativas nas culturas orientais, o Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono também tem suas origens ligadas às lendas. A origem do Festival da Lua vem de uma história passada de geração em geração e é sempre relacionado com a senhora da Lua, Chang’e.

De acordo com uma versão desta lenda chinesa, houve um momento em que 10 sóis surgiram no céu, escaldando a Terra e privando o povo de água e vida. Um herói chamado Hou Yi subiu ao topo da Montanha Kunlun e abateu 9 dos 10 sóis com arco e flechas, poupando, assim, as pessoas da Terra.

Um dia, Hou Yi encontrou a Senhora Rainha Mãe e recebeu dela o elixir da imortalidade. O elixir, quando tomado, permitiria que alguém se tornasse imortal e vivesse no céu. Hou Yi deu o elixir à sua esposa Chang’e para que tomasse conta dele.

Um vizinho soube do elixir da imortalidade e tentou tomá-lo à força de Chang’e enquanto Hou Yi estava fora. Num momento de desespero, Chang’e engoliu a poção e se tornou imediatamente uma deusa e voou para o céu. Como ela ainda se importava muito com seu marido, ela pousou no local mais próximo da Terra, a Lua.

Changeé

Deusa Chang’e

Quando Hou Yi voltou e descobriu que sua esposa tinha desaparecido, ele ficou arrasado. Quando ele olhou para o céu para chamar o nome dela, ele viu que a Lua naquela noite estava especialmente brilhante e cheia e conseguiu avistar Chang’e.

Olhando a Lua

Ele imediatamente trouxe os bolos favoritos de Chang’e para orar pelas bênçãos do céu. Desde então, tornou-se uma tradição para as pessoas adorarem o céu e comemorarem com bolos da Lua, ou bolos lunares, aquele dia. Assim, o Festival da Lua se tornou conhecido entre os chineses.

Bolo Lunar

Bolo lunar

Os chineses acreditam que a lua cheia simboliza reuniões familiares e, por isso, no dia do festival, os membros da família se reúnem para fazer estas oferendas, apreciar a lua cheia e brilhante, comer bolos lunares (chinês: 月饼yuèbǐng), passear pelas ruas com lanternas iluminadas e brincar com fogos de artifício.

Como fazer bolo da lua de cinco nozes

Ingredientes:

1 ovo

100 gramas de açúcar

60 gramas de óleo de milho

250 gramas de farinha de trigo

180 gramas de xarope

4 gramas de bicarbonato de sódio

Recheio: 100 gramas de amendoim, 50 gramas de sementes de girassol, 10 gramas sementes de gergelim, 20 gramas de uva passas, 40 gramas de sementes de abóbora, 50 gramas de farinha com baixo teor de glúten, 30 gramas de farinha de arroz glutinoso, 100 gramas de maltose, 20 gramas de mel, 50 gramas de óleo de milho, 1 grama de bicarbonato de sódio, 8 gramas de baijiu-chinese licor

Fabricação de crosta de torta:
Adicione xarope feito com açúcar, óleo de milho e bicarbonato diluído em água na bacia e misture bem. Em seguida, adicione a farinha, misture até obter uma massa lisa, sele e deixe esfriar por uma hora.

Produção de enchimento com cinco nozes:
Corte o amendoim preparado, sementes de girassol, sementes de abóbora, sementes de gergelim branco, uva passas e outras nozes favoritas em pequenos pedaços é 500 gramas de todas as nozes. Em seguida, despeje maltose, mel, óleo de milho, farinha de arroz glutinoso, bicarbonato de sódio e baijiu. Mexa bem, embrulhe em filme de PVC e reserve por 30 minutos.

Fabricação de bolo da lua:
Divida o recheio temperado em pequenas porções, cada uma com cerca de 40 gramas; divida a massa temperada em pequenas porções, cada uma com cerca de 25 gramas.
Pegue uma pequena porção da massa e amasse até formar uma bola redonda e, em seguida, pressione até obter uma crosta fina. Pegue uma porção do recheio e coloque sobre a crosta. Junte-a lentamente com as mãos. A massa está toda embrulhada em recheio e, em seguida, coloque em um molde para prensar com o tipo de flor de que você gosta.

Depois de feito tudo, coloque na assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 10 minutos; em seguida, retire e pincele com ovo batido, coloque de volta no forno e deixe assar por mais 10 minutos para dourar.

Retire do forno e deixe esfriar, coloque em um saco lacrado e, depois de dois dias, o sabor fica ainda melhor!

Para aprender a fazer os bolos, assista a dois filmes nos seguintes links:

O Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG deseja a todos vocês um Feliz Festival da Lua!

Festival da lua fim

中秋快乐!