Ideogramas

O ideograma chinês

Os ideogramas, na língua chinesa, são chamados de Hanzi(汉字). Eles surgiram há 5.000 anos, e suas formas mudaram bastante no decorrer do tempo. Hoje em dia, existem dois tipos de escrita. A escrita simplificada (que começou a ser utilizada em 1964) e a escrita tradicional, mas a pronúncia dos ideogramas, em ambas as escritas, é igual.

A escrita simplificada é utilizada na China Continental e na Singapura e Malásia, enquanto a escrita tradicional é utilizada em Taiwan e Hong Kong.

Cada ideograma tem seus significados, porém não informa a fonética. Um ideograma normalmente corresponde a uma sílaba.

A língua chinesa possui uma quantidade enorme de ideogramas. Existem mais de 70.000 ideogramas chineses até o presente momento, mas a grande maioria deles não é utilizada. Até chegar ao nível colegial, um estudante chinês deve ter conhecimento aproximadamente de 3.000 ideogramas. Porém, para a conversação cotidiana, ou leitura de um jornal popular chinês, ter uma bagagem por volta de 900 ideogramas já é suficiente.

Ideograma sabedoria

Fonte: Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG