Lanternas 3

O Festival das Lanternas (元宵节)

O Festival das Lanternas é o último dia da celebração do Ano Novo Chinês. Esse dia é o último momento de soltar fogos de artifício, a última desculpa para um grande banquete e a última chance de a família se reunir antes do fim das comemorações do ano (o Festival das Laternas também é uma época tradicional de celebração para os estrangeiros que vivem na China).

Lanternas 2

O Festival das Lanternas ocorre no décimo quinto dia do primeiro mês do calendário lunar, quando se tem a primeira lua cheia do ano, simbolizando unidade e perfeição. As celebrações e tradições deste dia datam da Dinastia Han Ocidental.

A principal tradição deste festival são pendurar e admirar as lanternas. Lanternas de várias formas e tamanhos são exibidas nas árvores ou ao longo das margens dos rios. Os pais costumam levar seus filhos para as Feiras de Lanternas e, às vezes, as crianças com sorte até ganhavam uma minilanterna.

Lanternas 6

Outra tradição é adivinhar os enigmas das lanternas. São enigmas pendurados em lanternas para as pessoas derrubarem e resolverem. Os enigmas são geralmente curtos, sábios e, às vezes, engraçados. A resposta para um enigma pode ser um caractere chinês, o nome de uma pessoa famosa, um nome de lugar ou um provérbio. Essa tradição se tornou bastante popular, mesmo quando o desenvolvimento social muda as tradições.

Fora isso, a coisa mais importante a fazer durante o Festival de Lanternas é comer bolinhos doces para se ter sorte, chamados de yuanxiao (bolinhos doces feitos com farinha de arroz glutinoso). Esses bolinhos são recheados com molho de gergelim preto, pasta de feijão adoçada ou espinheiro. Fazer esses bolinhos, hoje em dia, é como um jogo ou uma atividade. Então, raramente são feitos sem um motivo, e sempre há um grupo de amigos ou familiares presentes para ajudar a fazê-los.

Lanternas 1

Lanternas 5

Existem muitas lendas sobre as origens do Festival das Lanternas. De acordo com uma das lendas, uma vez, nos tempos antigos, um cisne celestial veio ao mundo mortal onde foi abatido por um caçador. O Imperador de Jade, o Deus mais alto do céu, jurou vingar o cisne. Ele começou a fazer planos para enviar uma tropa de soldados celestiais e generais à Terra no décimo quinto dia do primeiro mês lunar, com ordens para incinerar todos os humanos e animais. Mas os outros seres celestiais discordaram desse plano e arriscaram suas vidas para alertar as pessoas da Terra. Como resultado, antes e depois do décimo quinto dia do primeiro mês, todas as famílias penduram lanternas vermelhas do lado de fora de suas portas e soltam fogos de artifício, dando a impressão de que suas casas estavam pegando fogo. Ao enganar com sucesso o Imperador de Jade dessa forma, a humanidade foi salva do extermínio.

De acordo com outra lenda, durante a época do Imperador Han Wudi, da Dinastia Han, uma mulher do palácio chamada Yuanxiao foi impedida de cumprir seu dever filial de visitar seus pais no décimo quinto dia do primeiro mês lunar. Perturbada, ela disse que se mataria pulando em um poço. A fim de ajudar Yuanxiao a cumprir seu dever de filha devotada, o estudioso Dongfang Shuo bolou um esquema. Ele disse ao Imperador Han Wudi que o Imperador de Jade, o Deus mais elevado do céu, ordenou ao Deus do Fogo que incendiasse a capital de Chang'an no décimo sexto dia do primeiro mês lunar. Ansioso para encontrar uma maneira de salvar sua cidade, o Imperador perguntou a Dongfang Shuo o que ele deveria fazer. Dongfang Shuo respondeu que o Deus do Fogo amava as lanternas vermelhas mais do que qualquer coisa. Ele aconselhou que as ruas fossem enfeitadas com lanternas vermelhas e que o Imperador, a Imperatriz, as concubinas e os oficiais da corte saíssem do palácio para vê-los. Dessa forma, o Deus do Fogo seria distraído e o desastre evitado. O Imperador seguiu o conselho de Dongfang Shuo e, enquanto todos estavam olhando as lanternas, Yuanxiao conseguiu escapar do palácio e se reunir com seus pais.

Embora as histórias acima sejam fantásticas, é certo que as origens do festival das lanternas estão relacionadas ao uso do fogo pela humanidade antiga para celebrar festivais e evitar desastres. Como o festival das lanternas envolve fazer oferendas às divindades e é celebrado à noite, é natural que o fogo desempenhe um papel importante.

Com o tempo, o Festival das Lanternas gradualmente evoluiu para sua forma atual. Quando o budismo foi introduzido na China durante a dinastia Han oriental, o Imperador decretou que, na noite da lua cheia do primeiro mês lunar, as lanternas deveriam ser acesas para homenagear Buda, acrescentando outro nível de significância ao Festival das Lanternas. E, de acordo com o Daoísmo (ou Taoísmo), o Festival das Lanternas está associado às divindades primordiais do céu e do fogo, que nasceram no décimo quinto dia do primeiro mês lunar.

O Festival de Lanternas tem se tornado uma atração em outras cidades do mundo. Estas fotos são do Festival de Inverno das Lanternas, ocorrido em Staten Island, New York, em dezembro de 2018.

Lanternas 7

Lanternas 8